Widges

Widges é uma poderosa ferramenta no wordpress. São mais comuns em sidebar e footer da página contendo informações sobre menus, posts recentes, comentários recentes, enquetes, etc…

Clique em aparência>widges, para ver os widges. A quantidade de widges disponíveis vai depender do tema.

Por exemplo no tema twenty ten, tem vários widges disponíveis mas nem todos estão ativados. Os widges ativados estão localizados na área de widges primária que correspondem ao menu lateral direito do blog, veja abaixo:

Na janela do widges podemos mover os widges de um lugar para outro modificando a ordem que aparecem no blog, apenas segurando e puxando para outro lugar. Ou mudar o título, clicando na setinha ao lado de cada widge, escreva outro nome, salve  e visualize no blog. Se quiser poderá deletar widges pré existentes. Veja o exemplo no blog que excluí o widges “meta“e “pesquisa“do widges primário.

Além disso podemos escolher 3 tipos diferents de aparência para as categorias; determinar o número de tópicos recentes ( 1 a 10); 2 tipos diferentes de aparência para arquivos. Experimentem prá ver como fica. Podem mudar o título de todos os widges, caso queiram. Veja como ficou minhas widges  depois das primeiras modificações, compare com o anterior, veja modificadas na página do blog.

Além dessas widges primárias podemos ativar outras áreas clicando na setinha ao lado de cada, para expandir. Clique na setinha para fechar a widge primária e ative a secundária, escolha uma widge e puxe para a área secundária. A localização das widges depende do tema. Visualize a página.

Podemos adicionar widges no rodapé da página. Feche a widge secundária e ative a primeira área de widges do rodapé. O processo é o mesmo, escolha a widge e puxe  para a área do rodapé. Veja o exemplo da  widge de texto que adicionei no rodapé.

Também é possível customizar widges aplicando um texto ou imagem. Tenha em mente que na widge de texto poderá usar texto comum e HTML. Veja como exemplo o logo do Portal na barra lateral do blog e do rodapé.

Nas widges inativas, localizadas no centro da página de widges, selecione imagem e puxe para a área primária, posicione onde quiser, no meu caso coloquei acima das outras widges porque quero o logo em primeiro plano.

customizar widges

Clique na setinha ao lado para expandir imagem e preencha os dados desejados. Abra a biblioteca de mídia e clique na imagem que quer adicionar para editá-la. Copie a URL do arquivo na parte inferior da caixa de edição, feche a imagem e volte para widges. Abra a caixa de imagem e cole a informação na URL da imagem, clique salvar e visualize no browser. Lembre-se que se mudar esta imagem terá que alterar a URL.

Adicionei algumas widges no menu lateral como menu personalizado, falaremos sobre isso mais tarde.

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.