Menu

Menu é uma importante parte do website porque permite navegar entre diferentes seções do site. Podemos criar menus personalizados e fáceis de gerenciar.

Até agora criamos posts para o blog e páginas sem determinar o local. Adicionando menu podemos controlar quais páginas estarão no menu e como aparecerão. Podemos também adicionar links para outro site, ou algum post específico ou mesmo categorias.

Clique em aparência>menu para criar um novo menu. Por padrão não há nenhum menu configurado. Crie um menu com o nome que quiser na parte superior da página e clique em salvar menu.

Agora precisamos dizer onde queremos que este menu apareça. Na barra lateral em locais de temas, poderão checar os locais do menu. Alguns temas só suportam um menu, então usarei a navegação principal para o menu que criei. Se o seu tema suporta mais de um menu poderá dividir os menu de outras maneiras. Selecione o menu criado pela setinha.

Se visualizar a página neste momento, verá que a barra de menu desapareceu, porque o menu padrão foi substituído por este menu que criamos.

Delete a página about que vem no wordpress, publique ou atualize todas as páginas criadas até agora.

Agora vamos adicionar itens para o menu. Podemos selecionar diferentes páginas que criamos, diferentes categorias ou criar um link. A primeira coisa que queremos no menu é o home, que criamos anteriormente. Em páginas clique em “ver tudo

Marque o home e clique no botão adicionar ao menu, caso tenha dado um outro nome a página que quer usar como home, clique na setinha para expandir a caixa e mude o rótulo para home, se quiser pode acrescentar um atributo de texto para aparecer no mouse over. Salve e visualize a página.

Vamos adicionar outros menus. Escolha os itens que quer que apareça no menu principal e clique adicionar ao menu. Todos os itens selecionados vão aparcer do outro lado junto ao home. Para reorganizar os itens, basta segurar e puxar para a posição desejada. Para criar um submenu basta segurar e puxar um pouco para a direita o ítem desejado. Veja o screen.

Quando existe um menu com submenu, basta segurar e puxar o menu primário que os submenus também moverão. Salve o menu criado.

Nem todos os temas suportam dropdown menu e nem todos suportam múltiplas camadas, voce precisará testar no seu tema escolhido.

Além do menu principal podemos adicionar um menu customizado. Para isso vamos adicionar um novo menu clicando no “sinal +” ao lado do header. Escolha o nome e abaixo do nome veja que é possível adicionar páginas adicionais, categorias e links.

Adicione páginas ou categorias que irão aparecer neste menu, se quiser, adicione também um link personalizado, que pode ser um link específico do seu site, específico do próprio blog ou outras páginas da web.

link personalizado

Adicione o link e clique em adicionar menu.

Clique na setinha para expandir e preencha os atributos. Clique salvar menu.

Para que o menu apareça no site, vamos adicionar widges, já vimos esta parte no passo anterior. Escolha o local onde quer o menu personalizado e puxe para a área escolhida, posicione onde quer que o menu apareça, caso queira poderá colocar um título, basta expandir a caixa do menu personalizado. No meu caso posicionei na área primária, abaixo do logo. Veja o exemplo na página do blog em  “Dicas“, acrescentei duas páginas no menu.

Podemos criar múltiplos menus em locais diferentes, o que proporciona grande flexibilidade de navegação e facilidade de alterar a qualquer momento.

Veja como exemplo no blog, o menu treinamento e suporte, na lateral onde foram customizados links externos.

Vejam os exemplos de menus e widges criados no blog.

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.