Imagens

Vamos ver como gerenciar as imagens. Clique em midia>biblioteca na barra de menu lateral, que abrirá direto onde estão alocadas as suas imagens.

Na parte de cima voce poderá ver quantos bites foram usados na página e quantos podem ser usados no total. Voce tem 3gb para uso free, caso necessite de mais precisará fazer upgrade.

Lembre-se que imagem para web precisa ser leve, sempre salvar para web sem perder qualidade. O visual das imagens utilizadas no seu blog atrai visitantes, tenha sempre o cuidade de redimensionar corretamente e manter qualidade, sem adicionar peso.

Se tem algum conhecimento do photoshop, saberá fazer isso, caso não tenha, veja o tutorial como salvar uma imagem.

Vimos anteriormente como fazer o upload da imagem direto para o post. Agora vamos colocar uma imagem na biblioteca. Clique em adicionar nova, irá abrir uma janela semelhante a que utilizamos no post, basta selecionar a imagem. A tela que se abre será a mesma, onde acrescentará os dados da imagem e modificar, se necessário.

Nesta tela voce poderá usar a legenda mas ela ficará como padrão da imagem, caso tenha que mover a imagem para outro lugar, a legenda irá junto, isto funciona diferente quando coloca a imagem direto no post.

Além das funções anteriores, tem a função de editar a imagem.

edite imagemClicando em editar imagem poderá fazer várias modificações na imagem sem precisar de um programa gráfico. Veja as funcionabilidades abaixo:

Para cortar a imagem, coloque o cursor na imagem e puxe, isto criará um retângulo, voce poderá redimensionar puxando os ganchinhos ou especificar no “recorte da imagem” a proporcionalidade que quer para a imagem. Pode mover o retângulo prá qualquer área da imagem.

No final clique na ferramenta cortar.  Salve a imagem e as alterações na página.

cortar imagem

Voce também poderá colocar documentos na página como pdf, word, etc.. com o cuidado de ver a quantidade de bites usadas. Alguns documentos no word ou pdf são bem pesados.

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.