Customizar

Após escolhermos o tema adequado para o nosso blog, poderemos customizar algumas coisas para que fique com a nossa cara, além de diferenciar de outros blogs com o mesmo tema.

As opções para customização vai depender do tema escolhido, por isso é interessante filtrar as opções que deseja para o seu blog na hora da escolha.

Opções de tema

Clique em aparência>opções de tema para ver as opções disponíveis. Alguns temas terão possibilidade de mudar cor de fundo, de fontes, palavras ressaltadas, layout, estilo de blog, etc… Abram e customizem no seu tema da maneira que quiser que fique o seu blog. Façam suas escolhas e clique em guardar opções.

Cabeçalho

Clique em aparência>cabeçalho para modificar a imagem do cabeçalho. Alguns temas disponibilizam outras imagens para o cabeçalho a escolher, outros temas voce precisa criar uma imagem nas medidas exatas que são colocadas na página, muito fácil no photoshop. Após criar a imagem clique no botão choose file prá fazer o upload da image e clique em enviar. Dependendo do tema aceitará mais de uma imagem para o cabeçalho que poderá configurar para que apareça de maneira aleatória.

Ainda poderá modificar o texto do cabeçalho, mostrar ou ocultar, mudar a cor do texto, se quiser. Façam as modificações e clique em salvar alterações.

Fundo

Clique em aparência>fundo para modificar o background do seu blog. A maioria dos temas tem a opção de mudar a cor de fundo e outros ainda dão a opção de adicionar uma imagem, que será usada como pattern. Façam suas escolhas e clique em salvar alterações.

Infelizmente não há mais a opção free para customizar fontes, que eram feitas pelo Typekit, caso queira personalizar o design do seu blog poderá fazer o upgrade no wordpress.

Imagem destacada

Alguns temas tem uma opção chamada imagem destacada, que permite criar sua própria imagem de cabeçalho para seu site em cada página e post individualmente, desta forma poderá separar as seções do seu site visualmente.

Abra uma página do seu site para selecionar a tag imagem destacada, do lado direito, que poderá ser configurada em cada página. Clique em configurar imagem destacada para abrir a janela da midia, escolha a imagem desejada e clique em usar como imagem destacada.

Veja que usei uma imagens diferentes para home, menu e submenu aparências, blog. Ao invés de usar a característica de imagens aleatórias que o tema me oferece, posso definir em qual página quero que apareça determinada imagem.

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.

Anúncios