Contador de visitas em tempo real

Tags

,

Feedjit é um contador de visitas em tempo real que irá mostrar os visitantes do seu blog.

Vamos lá:

  1. Clique no endereço do site
  2. Depois escolha as cores que quer customizar para o seu blog, veja que na lateral aparecerá as cores escolhidas.
  3. Agora copie o código HTML que está na parte inferior

Agora volte ao painel do blog e crie um widget texto para colar o código. Posicione o widget onde quiser e terá o contador de visitas. Veja exemplo de demonstração no sidebar do blog.

Caso queira também poderá colocar um mapa customizado de visitantes, faça o registro no site ClustrMaps e copie o código HTML do mapa criado. Veja exemplo abaixo do contador.

Poste sua dúvida no tópico blog “dúvidas e comentários” do forum.

Anúncios

Música no blog

Tags

,

Apesar de não gostar de música em sites porque músicas são muito pessoais e nem sempre o visitante gostará do seu estilo. Para ouvir música é melhor em casa, que pode escolher e o momento que quer ouvir música. Como algumas pessoas me perguntaram como colocar música no blog, deixo aqui a dica prá quem quiser, mas pelo menos não deixe o play ativo prá quando entrar no blog, caso o visitante queira ouvir poderá acionar o comando do player.

Entre no site soundclouds para fazer o registro.

signup

Adicione seus dados para receber a confirmação.

Agora faça o login em soundclouds.

No menu superior, clique em tracks>search for tracks. Escolha a música ou o artista que queira e clique em search

track

Nas opções que se abrem, ouça e escolha a música que deseja. Selecione a música e clique na última setinha do canto direito na música selecionada. Se quiser poderá fazer o download para o seu computaror em Upload & Share.

seta

Abrirá uma janela. Então clique em  Share, veja imagem abaixo no canto superior direito.

share
Na nova janela, clique em WordPress

word

Abrirá a janela onde poderá customizar a cor do player. Clique para escolher a cor que deseja para o player.

Só tem uma opção de player grátis que é o padrão e meio grandinho. Veja o código em HTML marcado no final do screen.

som

Copie esse código e cole no HTML de um post ou em um widget Texto. Se quiser a opção da música tocar assim que entrar no blog, marque  “Play automatically”.

Usando no widget Texto, ele fica menor, veja que coloquei no final dos widgets no sidebar, como demosntração, não deixei o player automático.

Poste sua dúvida no tópico blog “dúvidas e comentários” do forum.

Codes

Tags

, , ,

Por padrão o wordpress reconhece o uso de HTML tags como caracteres e quando precisa explicar algum código no seu post, o wordpress reconhece e decifra o código na visualização, muitas vezes modifica o layout do seu post.

Poderíamos distinguir o texto normal do código usando a tag <code></code> mas isso não modifica o comportamento do wordpress, o código entre as tags será decifrado  com referência no HTML do post, sempre entenderá que está realmente usando tags.

Para que o wordpress reconheça códigos como código, podemos usar os caracteres unicodes acompanhados pela tag <code></code>. Veja o exemplo abaixo

In the header.php template file,
look for the <div class="header">
section to change the <h1> heading.

Por padrão, o wordpress usará qualquer frase que contenha http: para um link, mesmo que voce queira somente exemplificar algo. Ao invés de usar o link normal, pode ser também utilizado os caracteres especiais, da mesma maneira que fizemos para os códigos.

Para usar um endereço específico sem que seja um link no seu post, veja abaixo:
http://example.com/?p=453

HTML unicodes são caracteres especiais não encontrados no teclado comum. O formato destes caracteres é &[name]; OR &#[number];, e são case-sensitive, que significa não podem ser usados em maiúsculo ou minúsculo aleatoriamente.

Lista de unicodes caracteres comuns:

< = &lt;
> = &gt;
/ = /
] = ]
[ = [
” = ”
‘ = ‘

Aqui voce encontrará alguns carateres usados em português

Aqui voce encontrará uma lista dos unicodes caracteres pela ISO 8859-1 characters

Links

Tags

, ,

Caso queira acrescentar endereços de blogs ou websites ao seu blog, poderá usar o menu links para criar o blogroll, que é uma lista de endereços de web que aparecerão no sidebar. Blogroll seria para uma lista de blogs mas voce poderá incluir qualquer link, mesmo de websites.

Para isso crie os endereços em links>todos os links no menu lateral do painel.

Abrirá uma janela com alguns links já incluídos pelo wordpress, aos quais poderá selecionar todos e clicar na setinha de “ações em massa” e excluir. Caso queira manter alguns links mas que não fiquem visíveis no seu blog, clique sobre o link e na tag a direita escolha “manter este link privado”

links

Clique em “adicionar novo” para acrescentar um novo endereço. Na janela que se abre poderá preencher as informações necessárias e clique em salvar.

links

Já existe uma categoria criada chamada “blogroll”. Abra o menu “categorias de links>adicionar nova categoria de links”, coloque um nome e uma descrição, caso queira, e clique em adicionar nova categoria. Com isto poderá criar categorias diferentes para os seus links, dividindo os assuntos correspondentes para cada link. As categorias só aparecerão no seu blog quando conter pelo menos um link adicionado.

Como todas as coisas no wordpress, sempre poderá adicionar ou editar os links ou categorias.

O link será adicionado a sua lista. Depois dos links criados, basta criar um widget>links onde quer que eles apareçam no seu blog.

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.

Atalhos

Tags

,

Caso tenha muitos posts em seu blog e alguns assuntos interesssantes antigos não estejam tão visíveis, poderá usar um atalho para arquivos. Dessa maneira será listado todos os posts do seu blog da maneira que desejar.

Caso queira que a listagem dos seus posts apareçam na primeira página, basta acrescentar uma tag com o nome “archives”, no local da sua página onde quer que apareça a lista. Uma tag deve sempre estar entre colchetes […]

Caso queira que apareça na sidebar, crie um widge>texto e posicione onde quiser, veja o exemplo no blog, em publicações.

Podemos ainda customizar os arquivos inserindo algumas opções na tag como nos exemplos abaixo:

  • Para aparecer os últimos 12 meses: ‘archives type=monthly limit=12’
  • Para os últimos 30 dias: ‘archives type=daily limit=30’
  • Para os últimos 20 posts: ‘archives limit=20’
  • Para as últimas 2 semanas: ‘archives type=weekly limit=2’
  • Caso queira um menu drop down: ‘archives format=option’
  • Caso queira colocar um texto antes ou depois da data: ‘archives type=weekly limit=3 before=’texto antes’ after=’texto depois’

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.

Problemas com layout

Tags

, , ,

As vezes poderá observar formatação estranha quando publica um post na página do seu blog. Precisa identificar a causa do erro para poder corrigir.

Barra Lateral

Se a sua barra lateral foi misteriosamente recolocada na parte inferior da página, isto pode ter sido ocasionado por algum extra HTML código no seus posts destruindo o layout.

Um código extra pode ser adicionado quando copia e cola conteudo de outra página da web ou programa. O mais comum é quando copia do word, pois acrescenta tag HTML extra com o conteudo colado. Releia o ítem formatar textos como deve colar o conteudo no seu blog, para não causar este erro.

Para encontrar o erro:

Clique em configurações>leitura e mude temporariamente o número de páginas mostradas no blog para 1. Visualize o seu blog. Use a setinha na parte inferior da página para navegar pelos seus posts. Se todas as páginas apresentarem o mesmo erro, significa que é causado por algum código HTML extra na sua barra lateral.

Se apenas alguns posts apresentam o erro, certamente é causado pelo conteudo que colocou nos posts.

Uma vez detectado o erro, volte ao painel e clique em posts>todos os posts e abra os posts que precisa editar. Voce tem duas opções: deleta todo o conteudo e cola novamente de modo correto ou terá que abrir a janela texto para checar o HTML e encontrar o erro no código. A maioria das vezes está na tag <div> que é acrescentada ao código, basta remover todas as tags <div>

Tag mais

Caso perceba que as palavras apareçam em bold, itálico ou sublinhada, pode ser problema com a “tag mais“, que também pode ocorrer quando a tag é colocada com HTML código, fazendo com que todo o conteudo da “tag mais” apresente um formato diferente. Voce não precisará remover a “tag mais“, basta checar o código HTML.

Provavelmente aparecerá algo assim:

<strong>sua frase aqui<!–more–></strong>

Corrija para:

<strong>sua frase aqui</strong><!–more–>

Se quiser evitar esses erros futuramente, clique em configurações>escrita e deixe marcada a opção “o wordPress deve corrigir automaticamente XHTML aninhado de forma inválida”.

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.

Deletar blog

Tags

,

Para deletar um blog basta ir em ferramentas>excluir blog

excluir

Se voce deletar um blog, não poderá mais usar o endereço do blog, nem será permitido para outra pessoa. Só delete um blog se tiver a certeza que não quer mais o endereço usado. Caso queira simplesmente não usar mais o blog mude em configurações>privacidade e escolha a opção: “Quero que meu site seja privativo, visível apenas para usuários que escolho” e ninguém poderá entrar em seu blog e poderá torná-lo público novamente.

  • Não delete um blog para transferir para outra pessoa
  • Não delete para criar novo username
  • Não delete para excluir posts antigos ou outros conteudos

Na opção excluir blog, selecione o menu de opções para escolher a sua necessidade:

  • Mude a URL do meu blog
  • Transferir meu blog para outro usuário
  • Mover para outra hospedagem
  • Esvaziar todo o conteudo do blog
  • Libere o nome do blog para que outra pessoa possa usar
  • Delete o blog permanentemente

Caso escolha para deletar, abrirá uma janela de confirmação, logo após receberá uma mensagem para checar o email. No email conterá um link para deletar o blog, se tiver certeza que quer deletar, clique no link e o blog será deletado.

Qualquer visitante do blog poderá ler a messagem: “…. não está mais disponível”

A sua conta no wordpress não será deletada.

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.

Passo 8: Opções de tela

Tags

, , ,

Categorias

É uma maneira de organizar seus posts. Enquanto não criar nenhuma categoria, todos os posts serão categorizados como “uncategorized

Para criar uma categoria, basta clicar no botão “adicionar nova categoria” na aba categoria a direita, e nomear a categoria.

Voce ainda pode criar outra categoria ligada na mesma categoria-mãe. Basta selecionar “adicionar nova categoria” novamente e na setinha abaixo escolher o nome da categoria que quer colocar como categoria-mãe.

Quando adicionar um post a uma determinada categoria, desmarque o uncategorized para que o post fique em uma só categoria.

Voce pode criar quantas categorias quiser, mas não há razão para criar muitas pois posts antigos terão categorias antigas sem necessidade. Interessante criar categoria quando tem muitos posts para aquela categoria.

Por exemplo, criei uma categoria posts e centralizei os passos dos posts, mas nem sempre o blog segue um mesmo assunto e as categorias se perderão, mas no wordpress tudo pode ser mudado.

Com as categorias poderão filtrar os posts para ver somente os posts daquela categoria.

Tags

Um tipo de organização que adiciona quantas tags quiser e comunica com outro website como o google.

Voce pode usar palavras importantes no seu artigo como tags. Escolha palavras importantes do seu artigo e acrescente na aba lateral TAGS, separando-as por vírgula. Isso fará com que clicando nas palavras mostre todos os artigos em que elas foram usadas.

Se voce acrescentar /feed após o nome do seu blog, verá todos os links com as palavras escolhidas nas tags. Veja na lateral, as tags acrescentadas em cada post deste blog, para demonstração.

Resumo

Voce pode criar uma síntese do seu artigo neste resumo.

Enviar trackbacks

Envia uma mensagem para um blog ou website que voce link em um artigo.

Discussões

Para que voce permita ou não comentários no seu posts, caso não queira desmarque a opção. Permitir trackbacks, quando um outro nlog manda uma mensagem para o seu blog através de um artigo, também pode desmarcar caso não queira.

Revisão

Fornece todo o histórico de atualização do seu blog, é interessante caso precise retornar a um ponto anterior do seu trabalho.

Comentários

Para moderar comentários caso hajam.

Likes e shares

Poderá gerenciar os botões likes e shares caso queira que aparecá nos seus posts. Isso pode depender do template escolhido.

Outras opções

Além desas opções de tela, voce tem outras opções no post. Vá na aba post e clique em todos os posts. Voce verá todos os artigos escritos. Colocando o mouse sobre o título aparecerá 4 opções:

  1. Editar
  2. Edição rápida
  3. Lixeira
  4. Visualizar

Edição rápida

É uma maneira rápida de fazer alterações simples. Clique em edição rápida e verá as opções que poderá alterar, sem ter que abrir o post.

Voce pode fazer algumas alterações nesta tela de maneira muito mais rápida.

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.