Atributos

Nos posts existem a categoria para organizar os posts. As páginas também podem ser criadas uma relação entre elas.

Voce pode criar uma página filha, que fica ligada ao pai, usando os atibutos de página…

Vamos exemplificar:
Vamos criar esta página “atributos”, como filha da página principal Página, prá voces visualizarem no browser.

Crie uma nova página, coloque um título, e escreva algo. Vá no atributos de páginas, clique na setinha e mude para a página criada anteriormente e atualize a página. Veja que a url do link permanente mudou, agora tem a url do blog + nome do menu principal + página filha.

atributos de página

Se visualizar no site verá que a página filha aparece abaixo da página mãe. Este é o conceito de menu e submenu, que veremos mais tarde. Um menu pode ter quantos submenus voce determinar, como uma árvore e galhos.

Se quiser que a página apareça como principal, basta clicar em edição rápida da página e em mãe, clicar na setinha e voltar para “sem mãe”, a página irá aparecer no menu principal.

Não sei porque que quando usa o atributo de página, a seleção é sem pai, e quando usa a edição rápida, a seleção é sem mãe…rs Em linguagem de web se usa “parent”, que em inglês significa tanto pai como mãe. Aí o tradutor pirou…rs

Isto parece um pouco confuso mas é bem simples, só praticar que voce entenderá, vai precisar entender o processo para facilitar na confecção dos menus.

Tenha em mente que este atributo não está presente em todos os temas. No meu caso, que estou usando o “Twenty ten”, existe esta possibilidade de criar páginas interligadas, isto dependerá do seu tema.

Outra coisa importante:

Quando cria as páginas, elas vão aparecer na sequência em ordem alfabética, mas nem sempre é a maneira como quer que as páginas apareçam no menu. Neste caso usaremos o atributo de página order, que por padrão fica em zero. Voce pode numerar as páginas da maneira que quer que apareçam no site.

Crie algumas páginas no menu principal para treinar.

Poste sua dúvida no tópico “dúvidas e comentários” do forum.

Anúncios